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Foto do escritorJéssica Ribeiro

Tendências da NRF 2022 que podem contribuir para o seu negócio


Painel NRF 2022: Retail's Big Show (Foto: Jason Dixson Photography / National Retail Federation)

A NRF (National Retail Federation) Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, aconteceu entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2022 em Nova York. O evento, que neste ano trouxe a palavra “Accelerate” como tema principal, teve como missão “acelerar os negócios em 2022”. 750 expositores das mais diversas empresas do ramo varejista participaram do evento, que contou com palestras dos especialistas mais inovadores da área. Dividindo os palcos do evento, haviam líderes já conhecidos e também estreantes, que você pode conferir em https://nrfbigshow.nrf.com/speakers.


O evento foi marcado por discussões acerca do mundo pandêmico, um cenário em constante mudança que alterou as formas do convívio social, hábitos, experiências online ou presenciais, e no varejo essa mudança também causou impacto. Portanto, listamos aqui os 4 principais insights apresentados na NRF 2022 que podem contribuir para o seu negócio:


  1. Experiência do consumidor e Hiperpersonalização:

Experiência certamente chamou a atenção e foi um dos assuntos mais comentados no evento. Com a crescente concorrência do segmento, pressupõe-se que uma experiência customizada e completa gera mais fidelidade do cliente em comparação a ofertas de descontos em produtos, por exemplo. O consumidor está buscando por experiências que gerem valor e sejam condizentes com seu lifestyle, e isso deve englobar toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a aquisição do produto ou serviço. Investir na interação com o consumidor, no entretenimento, na humanização dos processos (sem perder de vista a agilidade), resulta em um público engajado e como consequência, resultados significativos para o seu negócio.


A fundadora da Vimer Retail Experience, Camila Salek comenta mais sobre o tópico, e o link você encontra no final do nosso artigo!


2. Inteligência Artificial e Metaverso:

Outro tema muito comentado foi a inclusão da IA (inteligência artificial) e do Metaverso na prestação de serviços. De acordo com a redação produzida pela Fast Company Brasil, “até 2023, 75% dos negócios estarão se valendo de Realidade Aumentada e Realidade Virtual. O metaverso é, sem dúvida, uma grande oportunidade de negócios”, explica Spencer Ante, estrategista digital do Facebook IQ. Sendo assim, a IA, com a sua agilidade em solucionar problemas, contribui para que a experiência entre empresas e clientes nas plataformas eletrônicas sejam eficientes. As apostas são em negócios digitais conectados a outras tecnologias já existentes, como a integração digital, dados de comportamento, estratégia omnicanal, ambientes virtuais, entre outros, que juntos vão contribuir para a automatização e otimização dos processos.


Caio Camargo, especialista em varejo e autor do livro Arroz, Feijão & Varejo, aborda o tema e o link para o seu artigo está no final do nosso texto!


3. Gerações Z e Alfa:

Acostumados a lidar com os públicos das gerações X e Millennials, os varejistas precisam atentar-se às novas gerações Z e Alfa, nascidas a partir de 1997. Essas gerações cresceram com a globalização da internet e o desenvolvimento das mídias sociais, buscando por produtos e serviços no meio online. Estima-se que as gerações Z e Alfa representarão 50% da população até 2030, resultando em uma parte relevante do poder de compra para os próximos anos. Nessa nova divisão de públicos, é importante o varejista estar atento às inovações emergentes e à velocidade na mudança de hábitos dessas pessoas, que por estarem conectadas grande parte do tempo, acompanham as tendências praticamente em tempo real.


Separamos um artigo que destaca os pontos importantes para se levar em consideração na construção da relação com os futuros consumidores e as novas tecnologias, cujo link está no final deste artigo!


4. ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) e DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão):


Uma mudança comportamental dos consumidores vem sendo observada, que consiste na busca crescente por empresas comprometidas com a sustentabilidade, diversidade e inclusão. Porém, é preciso que esses fatores estejam visíveis nas práticas diárias das empresas, e no varejo não é diferente. Tudo indica que a onipresença das redes sociais tem contribuído para essa relação mais consciente e de transparência entre marcas e consumidores, pois na medida em que as mídias sociais evidenciam erros e acertos, a imagem das marcas é construída no meio social.

Para que essas mudanças sejam evidentes, é necessário líderes comprometidos e inovadores, atentos às mudanças sociais, culturais e econômicas; preocupados em implementar as práticas ESG e DE&I dentro e fora das empresas, fortalecendo uma cultura organizacional com liderados também conscientes.


Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, afirma em uma publicação no site da Revista Exame, que “a lição retirada das apresentações é quanto a liderança é importante como propulsora das melhores decisões e da potencial evolução dos profissionais de uma empresa.”


Em um evento de 3 dias, com palestras ministradas por especialistas renomados na área e mais de 700 expositores, 4 insights são apenas a ponta do iceberg. As discussões e os temas abordados durante o evento ainda serão muito discutidos e diversas novas perspectivas de acordo com cada negócio serão abordadas. Vale ressaltar que a implantação e adoção de novas tecnologias podem demorar para alcançar sua utilização plena e gerar o retorno desejado, mas enquanto isso, continue estudando e entendendo o seu público, observe as mudanças que estão acontecendo e acompanhe de perto o que pode mudar no seu segmento e em nenhuma circunstância deixe de avaliar o que de fato gera valor para o seu cliente.


Esperamos que esses insights possam contribuir no entendimento das diversas mudanças que já estão acontecendo no mercado e tragam reflexões de como essas novidades podem impactar e melhorar o seu negócio.


Referências:

https://fastcompanybrasil.com/eventos/nrf/nrf-2022-revela-uma-nova-ordem-do-varejo-mundial/

https://revistaempreende.com.br/2022/01/19/nrf-2022-debate-sobre-varejo-no-metaverso/

https://exame.com/bussola/nrf-2022-confira-as-4-principais-tendencias-para-o-varejo/

https://varejo180.com.br/varejo/nrf-2022-destaques-do-ultimo-dia-do-maior-evento-do-varejo/

https://nrf.com/blog

https://fastcompanybrasil.com/eventos/nrf/ravi-bagal-head-global-de-varejo-da-amazon-aponta-cinco-tendencias-para-o-setor/



Artigos Complementares:

Experiência do consumidor e Hiperpersonalização: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2022/01/19/como-deve-ser-a-experiencia-do-consumidor-em-2022.html


Inteligência Artificial e Metaverso:

https://www.linkedin.com/pulse/metaverso-bem-vindo-%C3%A0-era-do-immersive-commerce-caio-camargo/


Gerações Z e Alfa:

https://revistaempreende.com.br/2022/01/19/nrf-2022-debate-sobre-varejo-no-metaverso/



Sobre os autores:

Jéssica Ribeiro é da área de Marketing na Minus, uma empresa de tecnologia para a redução das Perdas por Vencimento, com soluções envolvendo Inteligência de Dados para a Gestão de Validades no varejo.

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